segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Dura constatação

Que eu venho descuidando de mim, do meu físico, do meu emocional e da minha saúde, eu já sabia... só não tinha idéia da extensão.

Fui fazer o exame da Bioimpedância.
Bioimpedância ou Impedância Bio-elétrica
É um método muito utilizado em academias, clubes e consultórios para avaliar a composição corporal de gordura. A bioimpedância utiliza um aparelho que consegue medir a gordura do corpo através de uma corrente elétrica de baixa intensidade, que é imperceptível. Quanto maior a quantidade de água contida em um órgão, mais facilmente a corrente irá passar

Assim, como a gordura possui pouca água, a corrente sofrerá uma resistência maior nos órgãos que têm mais gordura, ocasionando uma corrente mais lenta. Desta maneira, é feito o registro da corrente elétrica de acordo com a quantidade de água e de gordura presentes no corpo.Para fazer essa avaliação, dois eletrodos são colocados nos braços e dois nos pés. Alguns cuidados devem ser tomados, para que o resultado seja perfeito. Assim, a pessoa avaliada não deve consumir alimentos e líquidos - especialmente bebidas alcoólicas e café - algumas horas antes do teste, nem mesmo realizar atividade física.

Além disso, o avaliado não pode tomar diuréticos nos 7 dias antecedentes e deve urinar e permanecer em repouso alguns minutos antes da avaliação, para não interferir nos resultados. Mais alguns detalhes: todos os acessórios de metal (brincos e pulseiras) devem ser retirados; gestantes e portadores de marcapasso não podem passar por esta avaliação. Qualquer falha antes ou durante o teste pode levar a um resultado alterado, portanto, a atenção deve ser redobrada.

O resultado: 39% do meu corpo é gordura!

Que triste constatação... o normal seria entre 20 e 26, mas o ideal abaixo disso. Atletas possuem este índice abaixo de 10%, e pessoas saudáveis e ativas entre 15 e 20%....

O que eu fiz com meu corpor ein? E como a recuperação é dura e lenta...
E como eu não sinto nenhuma vontade de mudar ou culpa por estar assim... que coisa de louco!!

Peguei dieta com a nutricionista.... será algo tradicional de reeducação alimentar com a diferença que depois do almoço nada de carboidrato. O lanche tem que ser iogurte e a janta salada + grelhado. E malhação né gente.... oh chatice!
Comecei a sibutramina só hoje pois segundo a médica, carboidrato CORTA o efeito da sibutramina, então para vocês que estão tomando e achando que não está fazendo efeito veja se não está exagerando no carboidrato.
Comprei cápsulas de gelatina e cáscara sagrada (para celulite). Vamos ver se funciona.

Gente, tô fazendo de tudo para me motivar, gastando dinheiro que não poderia gastar, tudo para me motivar, mas está difícil viu? Cheguei arrasada do médico mas mesmo assim comi um pedaço de bolo de uma menina do trabalho que estava fazendo aniversário.... Vai me entender, se eu não consigo, quem vai conseguir? Se eu não me controlo, não tenho vontade e força sobre meus atos, será que um remédio pode ajudar???? Acompanhamento médico tb??? Não sei, isso veremos com o tempo, mas estou fazendo a minha parte de buscar ajuda né?

Vamos aos Carboidratos então (promessa é dívida!!!)

O resumo da ópera é o seguinte. A cada nova descoberta comprova-se que os carboidratos estão se comprovando como os vilões da história. Apesar de fonte fácil de energia, de rápida combustão e fácil quebra pelo organismo, os maleditos só fazem mal gente....
Recentemente descobriu-se que os danados incentivam a produção de uma substância que produz aquela constante sensação de "falta algo mais". Sabe qdo você come muito, tá ultra cheia mas ainda falta algo mais, aquela vontadinha de comer algo que ficou faltando, lá no fundinho da língua, ou aquele docinho? mesmo que não caiba mais nada você ainda sente a vontade não é? Pois é, é esta substância (esqueci o nome). Pois quanto mais carboidratos você comer, mais vontadinha de não sei o que vai ter.... então EVITE!

Segundo, carboidrato depois do exercício NUNCAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
Você perde praticamente todo o exercício!
Melhor hora para malhar? De noite. Metabolismo mais lento, queima menos, então tem mais efeito o exercício do que de manhã que você queimaria de qualquer forma.
Jante antes de malhar. Malhe, volte, tome banho, um chá verde e cama. Aí seu metabolismo vai bombar durante a noite e queimar muita gordura.
Agora se você não pode malhar a noite ou não gosta, eis a dica para as malhadoras matutinas. Coma o carboidrato antes, nunca DEPOIS.
Acordou, coma uma fatia de pão integral. Vá malhar, quando voltar, coma 1 fatia de queijo ou tome leite ou iogurte. Jamais volte da malhação e coma aquele paozinho. Não pode gente, o organismo que e´stá sem energia em excesso (pq você gastou), transforma isso em gordura e armazena na horaaaaaa, ai Jesus, pois é... não faça isso menina, coma sempre antes. Chegou a noite do trabalho? Coma a fruta ou o pão antes da malhação... na volta só proteína! Não dê combustível gordo para o seu organismo, deixe ele queimar o excesso...

Entendeu agora pq eles são os vilões? São fonte fácil de energia, mas como torna nossas vidas mais difíceis não??

Tô procurando meu caminho, e você?

6 comentários:

Renata Almeida disse...

Amiga...nao fica assim...tira energias e motivação pensando no seu casamento. E nao porque pode se sentir uma "bola", mas, que estará mais leve, feliz e satisfeita consigo mesma.
Esses carboidratos...ai ai ai
Já sabia de tudo isso, o chato mesmo é a gente se reeducar. Olha, vai no blog do meu Peke (tem foto dele no meu orkut mulher!!). Ele perdeu 40kg só com a nutricionista! Ele já nao vai mais a ela mas, continua super chato con alimentacao e só pra você ter uma idéia, comeu uma barra de chocolate no domingo e passou a segunda-feira super mal = o organismo se adapta!
Sou mais você!
Um beijooooooooooooooo

Anônimo disse...

Oi Cynthia! Tenho certeza que vamos conseguir e seremos noivas lindas e saudaveis! Eu tambem estou procurando o meu caminho...tambem comecei uma reeducaçao na semana passada (nada de carbos a noite) e malhaçao quase todo dia. Para mim é uma terapia, serve nao so para o corpo mas principalmente para a minha mente, e assim eu vou indo em frente, colocando o foco na saude e no bem-estar e eu espero que os quilos comecem a desaparecer assim... mesmo que lentamente!Um super beijo e vamos em frente!!Nanda

Lília disse...

Cynthia! Que história é essa de não comer carboidrato após o almoço? E aquela lezeira que bate às cinco da tarde? Ai meu Deus... Amei seu blog.

Unknown disse...

Oi Cyntia.
Meu nome é Paulo Correia, sou formado em educação física, mestre em fisiologista do exercício pela Unifesp e coordenador do laboratório da fisiologia do exercício da Unifesp.
Desculpe-me pela intromissão, mas há conceitos muito errados no seu relato. As informações que lhe deram estão equivocadas. Por exemplo; Não comer CHO (carbohidratos)após exercícios. Quem disse que não pode? Não só pode como DEVE! E o mais rápido possível.
O preparo para o exame de BIA "Bioimpedância ou impedância bioelétrica" (é a mesma coisa), não são mais necessários. Você deve ter sido avaliada em equipamento obsoleto, onde o resultado era apenas a % de gordura e massa magra. Este preparo não mais é necessário para exame convencional. Os equipamentos modernos, mensuram tudo. Hj o exame avalia 3 compartimentos, não mais 2. Se quiser mais informações me escreva. Ah, entra nesse link abaixo e saiba um pouco mais deste exame.
Abraço,
Paulo
http://www.quebarato.com.br/classificados/composicao-corporal-por-bioimpedancia-nutriativo-__110449.html

Anônimo disse...

ô menina!!!

procurando como me alimentar antes de malhar encontrei seu blooog. Muito bom. Adorei as dicas. Realmente o Carboidrato é um danadinho mesmo. Estou juntando forças para recomeçar a malhar... estou ficando cheinha além da continha.
68 kg e com 1,74m ...

Se cuida.

Anônimo disse...

Obrigado por intiresnuyu iformatsiyu