terça-feira, 30 de janeiro de 2007

O ABC da Etiqueta Empresarial

Interessante!

Aperto de Maos:
Jamais se deve cumprimentar com a mao mole ou tocando so as pontas dos dedos da outra pessoa. O aperto de mao deve ser firme, demonstrando para a outra pessoa que voce tem prazer no contato com ela. Lamentavel aquele que parece querer estracalhar os dedos da outra pessoa.

Batom:
Jamais retocar o batom em mesesas de refeicao e evitar ao maximo sujar o rosto das pessoas, colarinhos, guardanapos e toalhas de lavabo.

Cartoes de Visita:
Imprescindiveis ao profissional que deseja projetar uma imagem bem cuidada. E' necessario dominar com desenvoltura todos os aspectos que envolvem a troca de cartoes de visita. Nunca se apresente sem eles. Dizer que acabaram revela certa desorganizacao e falta de logistica pessoal.

Direcao de Automovel:
Um dos mais reveladores meios para se identificar uma pessoa bem-educada. Sem comentarios: buzinar muito, obstruir calcadas, avancar sinais, ultrapassar pelos acostamentos e estacionar ocupando duas vagas, esquecendo-se dos demais.

Elogio:
Ferramenta poderosa que desperta no semelhante a vontade de cooperar. Ele eleva a auto-estima do outro e atenua os efeitos desagradaveis de uma critica.

Honestidade:
Um dos "agas" do profissional de sucesso. Caminha lado a lado com a humildade, com o humor e com a habilidade.

Iniciativa:
Requisito basico para que o profissional seja pro-ativo e bom colaborador dos colegas e da chefia. De nada adiantara ter boas ideias se nao agir para coloca-las em pratica.

Joias:
Juntamente com as bijuterias devem ser sempre discretas. Qualquer exagero da ares de "perua" a mulher que usa. O visual do mundo corporativo exige mais discricao nos trajes. A elegancia nao admite excessos de nenhuma natureza.

Lenco:
Peca essencial, que deve sempre estar na bolsa da mulher e no bolso do homem. Embora banido e substituido pelos de papel, e' um poderoso aliado para proteger as pessoas de tosses, espirros e maos suadas.

Marketing Pessoal:
Instrumento fundamental para que voce se mostre ao mercado como um produto que deve ser comprado e valorizado. ninguem compra seu talento e competencia se nao descobrir que voce os tem. Entre dois candidatos a uma vaga de emprego ou promocao na carreira, certamente a escolha ira recair naquele com melhor imagem, trato e apresentacao.

Negatividade:
Deve ser banida da atitude do preofissional que deseja o sucesso. Aprenda a ser positivo nas palavras, pensamentos e acoes. Ninguem gosta de conviver nem empregar uma pessoa resmungona, ressentida e sempre pronta a se queixar e reclamar de tudo e de todos.

Oculos Escuros:
Devem ser retirados quando voce conversa com outra pessoa. o interlocutor deve ver os seus olhos. Sempre olhe para as pessoas com quem fala. Quando isso nao acontece, a outra pessoa pensa que nao tem nenhum importancia para voce.

Pontualidade:
Marca das pessoas bem-educadas. No Brasil, e' um atributo ainda desprezado por muitos. Exatamente por isso, destaca positivamente o profissional que faz uso dela.

Qualidade:
Adote para sua vida o principal lema da qualidade:"Hoje melhor que ontem e amanha melhor que hoje". Valorize suas melhorias diarias. Busque sempre seu auto-aprimoramento.

Resposta:
Adote como norma de conduta responder sempre a sua correspondencia (cartas e e-mails) e aos seus telefonemas. Quando nao faz isso, comete extrema grosseria.

Sorriso:
Estabeleca como meta dar no minimo cinco sorrisos por dia. O sorriso e' a mais poderosa arma para voce fazer amigos e conquista a simpatia das outras pessoas. no seu cotidiano use-o em abundancia, juntamente com o elogio e o agradecimento.

Talheres:
Aprenda a usar corretamente. "Dize-me como comes e te direi se es elegante e bem-educado".

Unhas:
Nunca saia de casa com esmalte descascado. No trabalho nao ha espaco para extravagancias nas cores, tamanhos e efeitos visuais. Nos pes sera sempre preferivel o esmalte mais claro. Deixe os vermelhos so para as maos.

Viagens:
Saiba conduzir-se com elegancia em viagens de aviao, navio, onibus e trens. Escolha a roupa e a bagagem adequada, nao incomode os outros passageiros, seja consciencioso com os tripulantes, informe-se sobre outras culturas e evite gafes internacionais. Viajar e' uma excelente forma de ganhar cultura e traquejo.

Xicara:
Segure sempre pela asa sem deixar o dedo minimo levantar. Nunca deixe a colher dentro dela, so no pires.

Creditos: Maria Aarecida Araujo, consultora de Comportamento Profissional.

Um comentário:

Renata Almeida disse...

Muito bom esse curso intensivo de etiqueta em toda e qualquer situação! heheheheh

Como está a senhorita? Falta pouco pra eu ir e vc voltar! huahauhaua

Beijos