quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Calázio

Terçol e Calázio

Quase todas as lesões da pálpebra são popularmente consideradas terçóis, embora existam duas patologias diferentes responsáveis por seu aparecimento: uma com infecção, o terçol, e a outra sem infecção, o calázio.

O calázio ou chalázeo consiste na inflamação da glândula de Meibômio, que não é produzida por bactérias. Mesmo depois de controlada a inflamação, ele pode circunscrever e ficar na pálpebra sob a forma de um granuloma que, sem sinais inflamatórios, aumenta ou diminui de tamanho, quando a secreção produzida pela glândula não consegue ser eliminada. O aparecimento freqüente de calázios pode ser indicativo de algum defeito de refração do olho.

Como se estabelece a diferença clínica entre calázio e terçol?

O terçol se instala mais na borda da pálpebra perto dos cílios por causa da localização das glândulas e os sinais da inflamação são mais acentuados. Embora haja mais rubor, mais dor e mais calor, ele geralmente drena ou desaparece espontaneamente. Por sua vez, o calázio atinge uma glândula mais profunda e, mesmo depois de ter sido controlada a inflamação, fica um granuloma que pode aumentar ou diminuir sem sinais inflamatórios, pois de vez em quando a glândula volta a produzir secreção que não consegue eliminar porque há um bloqueio na saída.


Porque estou dizendo isso?
Não lembro se mencionei aqui que estava com uma bola no olho. Depois de consultar uma dermatologista + oftalmologista, descobri que estou com o tal "calázio".... E pior, o meu já evoluiu de uma forma (tem 3 meses) que compressa quente não vai funcionar. Somente procedimento cirúrgico vai resolver. Vou tomar uma anestesia local e vão cortar a minha pálpebra por dentro e remover o tal calázio. Tem internação em hospital, mas pelo menos não preciso dormir.
Decidi marcar para quinta-feira que vem, sim véspera de carnaval, mas pelo menos só perco a sexta-feira de trabalho e tenho 4 dias para me recuperar!
Oh saco viu, não aguento mais ficar doente! Primeiro a vesícula, depois os hormônios, depois a gripe, depois a infecção urinária (ainda estou tratando e não sarei!!!) e agora isso. Já chega né?
Mas quem colocou olho gordo em mim acertou direitinho, porque até uma bola gorda (e não estou falando de mim mesma!) apareceu no meu olho. Já chega, eu rejeito em nome de Jesus todas essas coisas ruins na minha vida. E o que você desejar para mim, voltará em dobro para você.
Oh saco!
Tô bem chateada com isso...
As fotos abaixo do meu calázio, que aparece mais quando estou de olho aberto (não tem um que não me pergunta se estou com terçol).....


13 comentários:

Sol disse...

Nossa que coisa mais esquisita isso amiga....
Essas pessoas que te jogam praga terão em dobro, e quanto as doenças posso te falar uma coisa???
A GENTE ATRAI ENFERMIDADES QUANDO NÃO ESTAMOS BEM
então bora pensar positivo q vc com certeza vai ficar bem

gosto muito de vc viu mesmo sem te conhecer pessoalmente

beijos fica bem e melhoras

Anônimo disse...

Já passou um tempo mas, como ficou a tua situação ? É que estou com o mesmo problema....
Aguardo resposta, muito obrigado.

Anônimo disse...

Ola estou com amesma coisa no olho, mais o meu ainda esta pequena.

Anônimo disse...

Eu também estou com a mesmo problema no olho. No começo achei que o pêlo do cílios tinha encravado.

Anônimo disse...

Também estou com isto na minha palpebra...se não tratar será q isso pode evoluir para algo mais sério? Cynthia, seus médicos comentaram algo?

Amanda disse...

Oi, poxa estou com a mesma coisa *-* queria saber onde vc fez a cirurgia ?? eu tbm moro em sp ... espero respostas Beijo ;*

Unknown disse...

Oi xuxu ,
eu também tenho um desse .
Adiciona no msn amandathaiis@hotmail.com pra gente conversar sobre ..
mas o meu é igualzinho só um pouco maior !

=/

Anônimo disse...

é foda isso..
to com mesmo problem no olho esquerdo
quase igual ao seu..

e o pior q ja fiz cirugia só q essa merda volto.. :@

Anônimo disse...

Estou com este tal Calazio a 3 meses tb Cinthia!!Minha Cirurgia esta marcada para prox. segunda-feira...não vejo a hora de me livrar...e olha que é a segunda cirurgia...ehehehehhe..bjs td de bomm

Marisa disse...

OI, tava procurando sobre terçol e achei vc.Gostaria de saber uma coisa se esse tal calázio dá uma bolinha amarela (parece pus) visível na parte interna da pálpebra,minha filhinha tem 7 anos e tá com uma bolinha no olho,pensei que fosse conjuntivite estava inchado.por fora o olho não tem sinal nenhum,fui olhar por dentro e vi essa bolinha,passando o dedo em cima do olho dá pra sentir.Vc pode me ajudar?

Anônimo disse...

me saio essa merda no olho fiquei 6 meses com uma bola monstro,eu só ficava encerrado em casa,dai do nada disapareceu ,agora voltou de novo com força total ta inchada e incomoda ainda acordo com umas ramelinhas nojentas e os cílios colados na pele ,é dose vou tentar compressas e lavar todos dias com champu de bebe no cotonete pra ver se desentope o troço ,to que nem essa dona desse blog ,to cheio de doença ,só falta cair um meteoro na minha cabeça pra me exterminar de vez ,se azar fosse dinheiro eu seria o maior milionário do planeta terra !

Anônimo disse...

Fazendo uma busca na Internet porque nasceu um trambolho desse em meu olho então achei esse blog, estou quase morrendo de tanto rir com o comentário do Anônimo que disse que tá cheio de doença e que só falta cair um meteoro na cabeça dele para ele ser exterminado kkkkkkkkkkkkk aiaiiiii meu olhooo.. saúde pra nós! esse sim é o nosso bem mais precioso!

Anônimo disse...

Tenho 15 anos, qunado completei 14 nasceu o calázio até hoje não saiu, ele cresceu bastante não aguento mais todos me perguntando se estou com terçol e tenho que explicar o que é, por que e tals.
Me ajudeeem eu já sofria bulling agora com esse terçol estou arasada